A influência das ferramentas digitais no desempenho da redação do Enem

As pesquisas na internet e o acesso às plataformas digitais já fazem parte da rotina de muitos estudantes do Brasil. Para aqueles que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) estes recursos podem contribuir para um bom desempenho na escrita da Redação.

As ferramentas digitais podem influenciar positivamente em uma das competências exigidas na correção das redações, que é a exigência de um bom repertório de conteúdo. Dentre as ferramentas indicadas para ampliar o repertório do candidato no Enem estão: E-Books, bibliotecas digitais, YouTube, Spoty e as plataformas de streaming (Netflix, Amazon Prime, Globo Play e iTunes).

Segundo a professora de Redação, Missione Feitosa, o estudo para ter um bom desempenho na Redação vai além do conhecimento da Gramática: é preciso apresentar conhecimento de mundo.

“É o momento de utilizar a internet a seu favor, ainda mais com o isolamento social causado pelo coronavírus, que propôs uma nova relação de aprendizado entre professores e alunos. Existem várias ferramentas que se pode ter acesso. Escutar conteúdos, assistir videoaulas, acessar exercícios e simulados disponíveis na internet e ainda ter acesso às provas anteriores”, explicou.

Para Missione Feitosa, os candidatos do Enem podem recorrer a diversas ferramentas para sanar boa parte das dificuldades que eles têm passado.

“Tem várias ferramentas que ajudam a ampliar o repertório dos alunos que farão o Enem. Os candidatos devem aproveitar o tempo para fazer as leituras de livros que eles gostem, assistir séries (inclusive as séries das plataformas de streaming), que estão sendo utilizadas nas construções das redações avaliadas em nota mil. Então é uma forma de relaxar a mente e pegar o conhecimento do repertório destas séries e colocar na construção do texto, o que ajuda a melhorar o desempenho na escrita da redação”. pontuou.

PROVAS ANTERIORES

Uma das orientações propostas pela professora de Redação, Missione Feitosa, é que os alunos façam download das provas de edições anteriores.

“É essencial conhecer as provas do Enem de edições anteriores e observar este material. Com este contato, os candidatos passarão a conhecer como a banca elabora as provas, como, geralmente, estrutura as questões e como pode cobrar os conteúdos exigidos, no caso, a Fundação Getúlio Vargas”. esclarece.

 

EQUILÍBRIO PSICOLÓGICO

Com as grandes restrições aos momentos de lazer, Missione Feitosa alerta aos candidatos do Enem que procurem, além de estudar, manter as relações sociais com amigos e colegas.

“Definir uma rotina e seguir faz com que os candidatos do Enem tenham maior aproveitamento do tempo, podendo até interagir com os amigos e colegas que estão vivenciando este momento da vida, a prestação do vestibular. Então, estudar é primordial, mas é importante, também, ter um momento em off, utilizar o meio digital para relaxar e equilibrar o psicológico. Eles podem, por exemplo, conversar com seus amigos, o que ajuda a manter as relações sociais, que são importantes para a saúde mental destes candidatos”, sugeriu.

 

FONTE: Márcia Gabriele, PORTAL O SOL

Compartilhe esta notícia

  • PodiumFlix

    O preparatório para quem não tem tempo a perder. Com 12 anos de experiência, do Podium Concursos, o PodiumFlix é a sua chance de estudar aonde estiver e garantir sua aprovação em qualquer concurso público.

Contato

(86) 9543-1450
  • Telefones:
    (86) 3304-5631 / (86) 3304-5633

  • Email:
    [email protected]

  • Endereço:
    R. Paissandu, 1669 - Centro (Sul), Teresina - PI, 64001-120

Siga-nos